Infraestrutura da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo a aprendizagem dos alunos, fazendo as possíveis intervenções específicas às necessidades para dar suporte a novos meios de ensino Cruz (1995, p.113).

A organização e realização do pré- conselho, e o acompanhamento das medidas propostas no conselho de classe, são imprescindíveis. O pré-conselho possibilita um tempo maior para a investigação e análise dos problemas que interferem no processo pedagógico. Ademais, possibilita um levantamento antecipado dos problemas a serem solucionados, a coleta antecipada de sugestões para o alcance dos resultados, a identificação das dificuldades individuais e coletivas dos alunos, além da reflexão sobre a metodologia de ensino, os instrumentos de avaliação e formas de comunicação dos resultados aos alunos.

O pré-conselho deverá ser realizado antecipadamente, com o professor representante de turma e a classe, verificando e especificando junto aos alunos as dificuldades apresentadas de aprendizagem, as solicitações e sugestões dos mesmos. Logo em seguida, o professor representante de turma, utilizará estes dados para repassar aos outros professores em reunião própria, onde irão descrever as dificuldades, informar as medidas já tomadas, apresentar sugestões e analisar o próprio plano de trabalho docente, que seria a teoria e a prática efetivamente.

Feito isto, o professor representante repassa para a equipe pedagógica, que fará a preparação para o Conselho de Classe, será a tabulação e análise dos dados do Pré-Conselho dos professores e alunos. No decorrer do Conselho de Classe, será feita a explicitação dos critérios a serem respeitados, apresentação do relato construído pelo pedagogo, com os dados colhidos no pré-conselho, a reflexão coletiva sobre o relato dos problemas evidenciados, apresentação das sugestões de soluções para os problemas, combinação coletiva das ações a serem colocadas em prática, ou seja, os encaminhamentos das soluções posteriormente para o pós conselho. Da mesma forma, o pós conselho, diante desta problemática, procurará encontrar caminhos dando continuidade e concretização das ações que possam sanar os problemas de ensino e aprendizagem, com possibilidades de superação e transformação da educação.

Enfim, o conselho e o pré-conselho devem priorizar o levantamento de problemas apresentados e a busca de soluções, a conscientização da responsabilidade de todos envolvidos e a análise coletiva a fim de se alcançar a melhoria da qualidade de ensino.

O Conselho de Classe é um espaço que precisa ser discutido e modificado, estabelecendo mecanismos para conceber a pratica de reuniões que permitam a participação ativa dos alunos, como sujeitos responsáveis pelas suas aprendizagens, discutindo e refletindo juntamente com seus professores as questões que ainda não ficaram tão claros e o que fazer para poder efetivar os objetivos propostos pelos trabalhos desenvolvidos de cada disciplina e conteúdo.

Este é um grande desafio para professores e pedagogos, com ações comprometidas, dominando o medo do novo e impulsionados pela necessidade de construir, de se estabelecer objetivos a atingir sobre um novo fazer sobre o Conselho de Classe. Porém isto tudo só será possível através do conhecimento.

Para realização do pré-conselho é necessário:

Eleição do professor conselheiro da turma e suplente.

Eleição do aluno representante da turma e suplente.

PRÉ-CONSELHO:

ENTREGA DAS FICHAS ANTECIPADAMENTE AOS PROFESSORES

Reunião do professor conselheiro com a turma

Reunião do professor conselheiro com os demais professores

O professor conselheiro repassa as informações e as fichas para o pedagogo, para que seja feita a tabulação.

Todos os professores da turma deverão entregar o canhoto de notas para secretaria ou pedagogo uma semana antes do Conselho de Classe.

Tabulação e porcentagem das notas pelo pedagogo.

A ficha da turma ficará na sala dos professores durante o bimestre para que seja socializada no coletivo por todos os professore, para as devidas anotações sobre indisciplina,e qualquer outro problema apresentado pelos alunos.

O pedagogo ou o professor conselheiro trabalhará antecipadamente com o aluno sobre o regimento, as atribuições do aluno e normas do Conselho de Classe.

Na realização do CONSELHO DE CLASSE:

Explicitação dos critérios a serem respeitados no decorrer do Conselho de Classe;

Apresentação do relato construído pelo pedagogo, com dados colhidos no pré- conselho;

Reflexão coletiva sobre o relato- problemas evidenciados no pré- conselho ou fora dele;

Apresentação das sugestões de soluções para os problemas apresentados;

Combinação coletiva das ações a serem colocadas em práticas.

Na realização do PÓS CONSELHO:

Deverá se efetivar os encaminhamentos apresentados durante o Conselho de Classe no coletivo dos professores;

Apresentar o retorno aos alunos e professores sobre os encaminhamentos apontados e as intervenções propostas e colocadas em prática pós conselho em sala de aula com os alunos.

Ter bem claro o que se vai fazer, os fins que se pretende para reorientar professores e alunos, com ação pedagógica concreta para o período seguinte e que possam interferir na prática educativa.




















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito